Crivella Promete Defesa Civil Moderna e Preventiva

09/11/2020

Melhorias na estrutura do órgão vão preparar a cidade para uma vida mais segura

O candidato à reeleição a prefeito do Rio, Marcelo Crivella, disse, nesta segunda-feira, 09/11, que não vai medir esforços para que a população não sofra com chuvas de verão. Durante visita às obras no prédio da Defesa Civil Municipal, em Vila Isabel, Zona Norte da cidade, o candidato disse que vai focar mais em prevenção.

“Vamos ter mais pessoal, mais viaturas e colocar em prática o nosso plano de contingência, cada vez mais aperfeiçoado. Nós já estamos fazendo esse trabalho e vamos ampliar. O plano de contingência 2020 e 2021 e o planejamento estratégico até 2024 estão prontos. Tem muito material lúdico e voltado a conscientização de todo tipo de pessoa, até do público infantil e adolescente, para quem tenham conhecimento dos riscos que correm nas chuvas intensas. E com as mudanças climáticas, as chuvas estão cada vez mais fortes e mais rápidas, com menos espaçamentos. É fundamental ainda que as pessoas não coloquem os lixos nas encostas, que é o grande problema do Rio de Janeiro", afirmou Crivella.

Aperfeiçoar treinamento e pesquisa está nos planos do candidato para pôr em prática mais prevenção nas comunidades. Os agentes da Defesa Civil estarão mais próximos da população com palestras e cursos para voluntários. Todo o trabalho estará integrado e com comunicação direta com Centro de Operações Rio. As áreas de Engenharia e Operacional, responsáveis por vistorias técnicas e ações nas comunidades, vão funcionar integradas para agilizar os atendimentos de emergência.

"É um trabalho complexo, são muitas comunidades, a luta é grande, mas a Defesa Civil está cada vez mais profissional. Nós queremos aumentar o nosso sistema de monitoramento: mais sirenes, mais abrigo, mais pluviômetros e também mais estudos das condições sociais de cada uma delas"

Crivella afirmou que os investimentos em infraestrutura que fez durante a sua gestão precisam continuar.

"No meu governo, temos 600 obras, 200 foram de contenção de encostas. Para o ano que vem, vamos fazer a mesma coisa. A GeoRio tem um monitoramento enorme. Temos diversos projetos em Brasília, nem sempre conseguimos fazer com recursos próprios, e por isso contamos com a parceria do Governo Federal", concluiu.

Aliança 'Com Deus, pela Família, pelo Rio' (Republicanos, Podemos, Patriota, PRTB, PMN, PP, Solidariedade, PTC)